Maine Coon na TICA
Na TICA (The Internacional Cat Association), o Maine Coon na América é um gato nativo de pelos longos. A criação desenvolveu-se naturalmente com processos de seleção onde somente sobreviveram os gatos mais adaptados. Devem ser lembrados como gato de trabalho, gatos do mato ou vivendo em condições climáticas extremas. O Maine Coon é um animal com grandes orelhas, tórax largo, corpo grande, musculoso, corpo triangular e cauda longa, dando aparência poderosa. Deve haver uma diferença significante no tamanho de machos e fêmeas. O padrão não deve sacrificar o tamanho.
A cabeça é ampla, formato de cunha modificada, tamanho em proporção com o corpo. Mais longa do que larga, osso da face proeminente e focinho quadrado.
Os olhos são grandes, ligeiramente ovais, aparência redonda quando abertos, posição larga e aberta. Pontos externos dos olhos em direção a parte externa da orelha. Coloração verde e/ou cobre, sem relação com coloração da pelagem, porém o azul e odd-eyes são aceitos apenas em brancos e bicolores.
As orelhas são grandes, largas na base com base externa acima do nível dos olhos. Posicionamento no alto da cabeça com a diferença entre as orelhas não pode ser maior do que uma orelha. Tão alta quando larga na base, mas ainda balanceada com a cabeça. Moderadamente orelhas ponteadas com lynx.
O queixo é largo e formato de um quadrado completo parecendo musculoso, firme e em linha com o focinho.
O perfil faz uma curva gentil na testa, em formato côncavo suavemente na linha do nariz. Não pode ter bump, sendo compreensível em filhotes.
O corpo apresenta um tronco grande, longo, largo, retangular, equivalente nos ombros e quadril, tórax largo, fêmeas podem ser notavelmente menores do que os machos. Ossos largos e musculatura larga e poderosa.
As pernas com médio comprimento e forma retangular com o corpo. Pés grandes, redondos e com pelos.
As pernas com médio comprimento e forma retangular com o corpo. Pés grandes, redondos e com pelos.
A cauda é tão longa quanto o corpo, larga na base e cônica na ponta, fluída.
A pelagem apresenta comprimento desigual, curta nos ombros e gradualmente longa, fluída e fofa. Colar desenvolvido com o aumento da idade. A textura de toda a pelagem é resistente, com subpelo denso, mas pelo suave, não algodão. Coloração dos bicolores deve ter algum branco.
São motivos de desqualificação os animais que apresentam as seguintes características: Olhos inclinados, amendoados e monótonos quando abertos. Orelhas muito abertas, bases estreitas, posição reta. Queixo fraco, estreito ou prognata. O focinho proeminente. O perfil estreito, nariz romano e bump. Tronco estreito, cauda curta, pelagem com ausência de subpelo e coloração medalhãoMaine Coon na CFA
Para a CFA (The Cat Fanciers' Association) a criação dos gatos Maine Coon originalmente foi para um gato de trabalho, por ser sólido, áspero e poder suportar clima severo. Uma característica distinta é suavidade, pelagem felpuda, disposição amável e ser adaptável a vários ambientes. Uma boa proporção do corpo e aparência balanceada não pode ser exagerada. A qualidade do gato nunca deve sacrificar o tamanho.
A cabeça é média, larga e com o osso da face alto. O focinho é largo e longo e com largura quadrada. O pescoço é médio e longo.
O queixo é visivelmente quadrado, médio em comprimento e finalização moderada quando visto de perfil. Pode ganhar uma aparecia retangular, mas não deve aparecer afilado ou ponteado. Comprimento e largura do focinho devem ser proporcionais ao resto da cabeça e ter aparência agradável e balanceada. O queixo deve ser forte, firme e em linha com o nariz. Quando visto de perfil o queixo deve ter uma impressão quadrada, ângulo de 90°. O queixo não profundo não é considerado forte, firme ou desejável.
O perfil deve ser proporcional com todo o comprimento da cabeça e deve exibir uma pequena concavidade quando visto de perfil. O perfil deve ser relativamente suave e livre de pronunciamentos (bumps e/ou corcunda). O perfil em linha reta com o nariz não é aceito, não devendo ter sinais de parada (break) ou stop.
As orelhas têm tamanho largo, no alto da cabeça e com aparência ponteada, o posicionamento com aproximadamente uma orelha de largura separando as bases e não estando abertas.
Os olhos são grandes, expressivos, com posicionamento ovalado e abertos, levemente oblíquo com a base da orelha.
O corpo é muscular, com tórax largo, tamanho médio a grande. Fêmeas geralmente são menores do que os machos. O corpo deve ser longo com todas as partes criando proporção e aparência bem balanceada e retangular, não sendo exagerado ou fraco. Tem amadurecimento lento.
As pernas são musculosas, posição larga, comprimento médio e em proporção com o corpo, fortes. As patas traseiras são fortes quando vistas de trás. Os pés são largos, redondos e com pelos, com cinco dedos nas patas da frente e quatro dedos na traseira.
A cauda é longa, larga na base e afilada, pelo longo e fofo.
A Pelagem é pesada e felpuda, curta nas costas e longa no abdômen, presença de colar é desejável, textura sedosa com pelagem macia. Sendo penalizados os animais com pelagem curta ou ausente total.
São desqualificados os animais que apresentarem: ossatura estruturada delicada, prognatismo, olhos cruzado, cauda quebrada, número incorreto de dedos, botões brancos, medalhão branco ou pinta branca. Coloração chocolate, lilás, ponteados ou castanho-amarelado.
(Dados traduzidos do site da CFA : http://www.cfa.org/.)-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na FIFe (Federação Internacional Felina) existem algumas cores que não são reconhecidas para o Maine Coon como as variedades ponteadas (colourpoint), o chocolate, o lilás, o cinnamon (canela) e o fawn (castanho-amarelado).